O objetivo desta actividade laboral é perceber como é que o carrinho se deslocava em diferentes situações, onde estâo presentes diferentes componentes: o peso, o atrito, o ângulo e a distância. Estes são alternados da seguinte forma:
- Piso liso; ângulo 14º; 50cm
- Piso liso; ângulo 14º; 58cm
- Piso rugoso; ângulo 20º; 50cm
- Piso rugoso; ângulo 20º; 58cm
- Piso liso; ângulo 20º; 50cm
- Piso liso; ângulo 20º; 58cm
- Piso rugoso; ângulo 14º; 50cm
- Piso rugoso; ângulo 14º; 58cm
De modo que se possa perceber a importância que eles têm na velocidade que o carrinho atinge.
No post apenas iremos falar de 4 das 8 situações:
- Piso liso; ângulo 20º; 50cm - tempo obtido 116,57 ms
- Piso liso; ângulo 14º; 50cm - tempo obtido 182,80 ms
- Piso rugoso; ângulo 20º; 50cm - tempo obtido 176,49 ms
- Piso rugoso; ângulo 14º; 50cm - tempo obtido 217,67 ms
Ao analisar a 1ª situação podemos observar que quanto maior o ângulo e menor o atrito do piso, o carrinho obtêm o melhor resultado, uma vez que os componentes são favoráveis à sua descida.
Observando a 2ª situação podemos concluir que, comparativamente ao anterior, o ângulo sendo menor o resultado do carrinho não é tão curto, pois a descida não é tão acentuada.
Ao analisar a 3ª situação podemos admitir que, em relação aos casos anteriores, embora o ângulo seja o maior, o aumento do atrito fez com a velocidade do carrinho fosse afetada e por isso verificou-se uma diminuição da mesma ( o que leva à diminuiçaõ da energia cinética). O resultado do carrinho aumente também comparado com o 2º.
Por último e observando a 4ª situação concluimos que, neste caso, todos os componentes estão contra o aumento da energia cinética do carrinho. Isto faz com que o resultado do carrinho seja o maior, pois a descida não é tão acentuada e o piso oferece mais atrito.
Não exemplificamos um caso com a alteração da distância porque, como é previsivel, quanto maior a distância maior o resultado obtido.
Neste trabalho foram utilizados os seguintes materiais:
- 1 carrinho;
- 1 rampa com 2 piso diferentes (rugoso e liso);
- 1 sensor de movimento com 2 passagens;
- 2 suportes universais.
Para perceber melhor esta experiência sugerimos o seguinte site:
Ana Mendes; Andreia; João Leite; João Machado
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